Ir para o conteúdo principal
Atenção!

Prezado(a) usuário(a),

Gostaríamos de informar que, visando garantir a segurança de todos os usuários da plataforma Aprender 2 e 3, será necessário realizar a alteração da sua senha atual para uma nova senha. Essa medida faz parte de nossos esforços contínuos para proteger suas informações pessoais e manter um ambiente virtual seguro para todos.

Pedimos gentilmente que você escolha uma nova senha que seja diferente da anterior, e que atenda aos seguintes critérios de segurança:

  • Deve conter pelo menos 8 caracteres;
  • Deve conter pelo menos um caractere maiúsculo e um minúsculo;
  • Deve incluir pelo menos um número;
  • Deve conter pelo menos um caractere especial.

Esses requisitos adicionais ajudarão a fortalecer a segurança de sua conta e reduzir os riscos de acesso não autorizado.

Agradecemos antecipadamente pela sua compreensão e colaboração nesse processo de segurança. Caso você tenha alguma dúvida ou precise de assistência, nossa equipe de atendimento está à disposição para ajudá-lo. Basta clicar no botão de atendimento online, localizado no canto inferior direito da tela.

Continuamos comprometidos em fornecer um ambiente seguro e confiável para aprimorar sua experiência nas plataformas Aprender 2 e 3.

Atenciosamente,

CEAD/TI

Atendimento online CEAD

Olá! Este é um canal para atendimento online com nossa equipe de TI.

Você deseja conversar com um atendente?

Atendimento online CEAD

Infelizmente não há nenhum atendente online no momento.

Você gostaria de deixar sua dúvida registrada para que entremos em contato com você?

Aviso de Manutenção Programada

Informamos que haverá uma manutenção programada nas plataformas Aprender 2 e 3, para atualização de alguns módulos de segurança do Moodle.

A manutenção de atualização está prevista para iniciar às 00:00h do dia 18/05/2025 (domingo), com previsão de término às 3:00h do mesmo dia.

Durante esse período, as plataformas Aprender 2 e 3 ficarão indisponíveis aos usuários.

Pedimos desculpas por qualquer inconveniente que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Esclarecemos que a realização deste serviço busca elevar ainda mais a segurança e qualidade dos serviços prestados pelo CEAD.

Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações, por favor, entre em contato conosco: ti.cead@unb.br.

Agradecemos sua compreensão.


Atenciosamente,
CEAD

Aprender 2
  • Página inicial
  • Mais
Português - Brasil ‎(pt_br)‎
English ‎(en)‎ Português - Brasil ‎(pt_br)‎
Acessar
Página inicial
  1. Cursos
  2. Campus Darcy Ribeiro
  3. Centro de Educação a Distância - e Tecnologias Educacionais - CEAD
  4. Rotas de Inovação Universitária - RIU
  5. Recursos Digitais e Estratégias de Aula - Ensino Não Presencial

Recursos Digitais e Estratégias de Aula - Ensino Não Presencial

Ambiente de Experimentação - Grupo 1

  • Professor: Maryene Alves Camargo
  • Professor: Katia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva
  • Professor: Rainri Back dos Santos
  • Professor: Cristina Celia Silveira Brandao
  • Professor: Henrique Cezar Ferreira
  • Professor: Sarah Christina Caldas Oliveira
  • Professor: Jales Dantas da Costa
  • Professor: Evangelos Dimitrios Christakou
  • Professor: Marly Eiko Osugi
  • Professor: Maria Emilia Gonzaga de Souza
  • Professor: Marcello Ferreira
  • Professor: Débora Furtado Barrera
  • Professor: Paula Gomes de Oliveira
  • Professor: Anelise Gregis Estivalet
  • Professor: Cristina Helena Almeida de Carvalho
  • Professor: Sergio Koide
  • Professor: Patricia Lima Martins Pederiva
  • Professor: Letícia Lopes Leite
  • Professor: Daniel Magalhaes Goulart
  • Professor: Wilsa Maria Ramos
  • Professor: Cristina Massot Madeira Coelho
  • Professor: Girlene Ribeiro de Jesus
  • Professor: Gabriel Sergio Costa Alves
  • Professor: Dirceu Silveira Reis Junior
  • Professor: Lívia Veleda Sousa E Melo
  • Professor: Aline Souza de Paula
  • Professor: Jez Willian Batista Braga
  • Professor: Danielle Xabregas Pamplona Nogueira
  • Professor: Jose Zuchiwschi

Ambiente de Experimentação - Grupo 2

  • Professor: Eduardo Bessa Pereira da Silva
  • Professor: CYNTHIA BISINOTO EVANGELISTA DE OLIVEIRA
  • Professor: Raquel Braz Assuncao Botelho
  • Professor: Glaucia Bueno Pereira Neto
  • Professor: Gino Chaves da Rocha
  • Professor: Luiz Claudio Pereira
  • Professor: Deborah Clea Ruy
  • Professor: Donaria Coelho Duarte
  • Professor: Priscilla Coppola de Souza Rodrigues
  • Professor: Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo
  • Professor: Rita de Cassia Campebell
  • Professor: Mauro Eduardo Del Grossi
  • Professor: Marcello Ferreira
  • Professor: Débora Furtado Barrera
  • Professor: Teresa Helena Macedo da Costa
  • Professor: Fabiano Jose Ferreira de Sant Ana
  • Professor: Letícia Lopes Leite
  • Professor: Wilsa Maria Ramos
  • Professor: Flavia Mazitelli de Oliveira
  • Professor: Ricardo Miyasaka de Almeida
  • Professor: Jordana Moura Caetano
  • Professor: Antonio Raphael Teixeira Neto
  • Professor: Jamila Reis de Oliveira
  • Professor: Jose Renato Junqueira Borges
  • Professor: Vitor Salvador Picao Goncalves
  • Professor: William Santana
  • Professor: Luci Sayori Murata
  • Professor: Gabriel Sergio Costa Alves
  • Professor: Danielle Xabregas Pamplona Nogueira

Ambiente de Experimentação - Grupo 3

  • Professor: Jose Airton Jorge Alves
  • Professor: Silene de Paulino Lozzi
  • Professor: Marcello Ferreira
  • Professor: Ingrid Ferreira Metzger
  • Professor: Débora Furtado Barrera
  • Professor: Ana Gilhema Gomez Duran
  • Professor: Leandro Goncalves do Nascimento
  • Professor: Francisco Javier Contreras Pineda
  • Professor: Maria Leticia Renault Carneiro de Abreu e Souza
  • Professor: Letícia Lopes Leite
  • Professor: Rafiza Luziani Varao Ribeiro Carvalho
  • Professor: Carla Maria Medeiros Y Araujo
  • Professor: Wilsa Maria Ramos
  • Professor: Laiane Medeiros Ribeiro
  • Professor: Georgete Medleg Rodrigues
  • Professor: Jéssica Pedroso da Silva
  • Professor: Yovanka Perez Ginoris
  • Professor: Thalita Quatrocchio Liporini
  • Professor: Ducineli Régis Botelho
  • Professor: Jose Roberto Rodrigues Pinto
  • Professor: Kelerson Semerene Costa
  • Professor: Gabriel Sergio Costa Alves
  • Professor: Damaris Silveira
  • Professor: MARIE TOGASHI
  • Professor: Flavio Tosi Feijo
  • Professor: Marina Vianna De Souza
  • Professor: Danielle Xabregas Pamplona Nogueira

Ambiente de Experimentação - Grupo 4

  • Professor: LUCAS ALVES DE BRITO OLIVEIRA
  • Professor: Osvaldo Araujo Pena
  • Professor: Andre Borges de Carvalho
  • Professor: Carina Costa de Oliveira
  • Professor: Priscila De Almeida Rocha
  • Professor: Vinicius de Carvalho Rispoli
  • Professor: Daniel De Paula Porto
  • Professor: Denise De Souza Fleith
  • Professor: Marcello Ferreira
  • Professor: Fabiana Freitas Mendes
  • Professor: Débora Furtado Barrera
  • Professor: Elisabetta Gioconda Iole Giovanna Recine
  • Professor: Luciano Grüdtner Buratto
  • Professor: Fidel Irving Perez Flores
  • Professor: Tatiana Karla dos Santos Borges
  • Professor: Letícia Lopes Leite
  • Professor: Wilsa Maria Ramos
  • Professor: Miriam Martins Alba Hesketh
  • Professor: Erica Mitie Umakoshi Kuniochi
  • Professor: Danilo Nogueira Prata
  • Professor: Roselir Oliveira Nascimento
  • Professor: Valeria Paes Lima
  • Professor: Rodrigo Portela Gomes
  • Professor: Ivan Ricardo Zimmermann
  • Professor: Vandor Roberto Vilardi Rissoli
  • Professor: Ricardo Seixas Brites
  • Professor: Gabriel Sergio Costa Alves
  • Professor: Eilane Sindercy Lima Dos Santos
  • Professor: Danielle Xabregas Pamplona Nogueira

Ambiente de Experimentação - Grupo 5

  • Professor: Aldo Antonio de Azevedo
  • Professor: Leandro Augusto Hilgert
  • Professor: Julia Barbosa Curto Ma
  • Professor: Roberta Barbosa Oliveira
  • Professor: Eduardo Bessa Pereira da Silva
  • Professor: Priscila Costa Santos
  • Professor: Lucieth Cruz Vieira
  • Professor: Valmir da Silva Souza
  • Professor: Israel De Freitas Madureira
  • Professor: Thiago de Paulo Faleiros
  • Professor: Edna Dias Canedo
  • Professor: Cira Etheowalda Guevara Otiniano
  • Professor: Marcello Ferreira
  • Professor: Débora Furtado Barrera
  • Professor: Romulo Jose da Costa Ribeiro
  • Professor: Marcelo Ladeira
  • Professor: Flavio Leonardo Cavalcanti de Moura
  • Professor: Gustavo Leonel Gilardoni Avalle
  • Professor: Fernanda Lima
  • Professor: Letícia Lopes Leite
  • Professor: Claudia Maria Goulart dos Santos
  • Professor: Wilsa Maria Ramos
  • Professor: Evelyn Mikaela Kogawa
  • Professor: ELIANA MITSUE TAKESHITA NAKAGAWA
  • Professor: Ricardo Moreno Lima
  • Professor: Luis Paulo Faina Garcia
  • Professor: Claudete Ruas
  • Professor: Nilce Santos de Melo
  • Professor: Gabriel Sergio Costa Alves
  • Professor: Cristiane Tomaz Rocha
  • Professor: Danielle Xabregas Pamplona Nogueira

Ambiente de Experimentação - Grupo 6

  • Professor: Fernando Antonio Pinheiro Villar de Queiroz
  • Professor: Roberta Assunção
  • Professor: Leides Barroso de Azevedo Moura
  • Professor: Valeria Bertonha Machado
  • Professor: Gabriela Cristiana Das Chagas Campos De Oliveira
  • Professor: Ana Cristina de Jesus Alves
  • Professor: Rita de Cassia Melao de Morais
  • Professor: Adriana de Fatima Alexandrino Lima Barbosa
  • Professor: Maria Del Mar Paramos Cebey
  • Professor: Marcello Ferreira
  • Professor: Débora Furtado Barrera
  • Professor: Luis Gustavo do Amaral Vinha
  • Professor: Rosilei Justiniano Carayannis
  • Professor: Raphael Lana Seabra
  • Professor: Letícia Lopes Leite
  • Professor: Diana Lucia Moura Pinho
  • Professor: Maria Luiza Mestrinho Sylvestre
  • Professor: Wilsa Maria Ramos
  • Professor: Marly Monteiro Munoz 
  • Professor: Luciana Neves da Silva Bampi
  • Professor: Cynthia Nojimoto
  • Professor: Aline Oliveira Silveira
  • Professor: Pedro Paulo Palazzo de Almeida
  • Professor: Gabriel Sergio Costa Alves
  • Professor: Henyo Trindade Barretto Filho
  • Professor: Danielle Xabregas Pamplona Nogueira

Ambiente de Experimentação - Grupo 6



Ir para curso

Ambiente de Experimentação - Turma-3 - Grupo 1

  • Professor: ANTONIO CARLOS MORAES LESSA
  • Professor: Ana Cláudia Vieira Braga
  • Professor: Bruno Costa Simoes
  • Professor: Adriana da Silva Ramos de Oliveira
  • Professor: DEBORAH DE OLIVEIRA
  • Professor: Cleverson de Oliveira Domingos
  • Professor: Daniel Francisco Scalabrini Machado
  • Professor: Daniel Lima Nascimento
  • Professor: Ana Lucia De Oliveira Leal
  • Professor: André Luiz de Souza Braga
  • Professor: Christiane Machado Coelho
  • Professor: Daniela Pereira da Silva Carvalho
  • Professor: átila Rabelo Tavares da Câmara
  • Professor: Airton Rodrigues Pereira
  • Professor: Lívia Veleda Sousa E Melo
  • Professor: Danielle Xabregas Pamplona Nogueira

Ambiente de Experimentação - Turma-3 - Grupo 1

https://aprender2.unb.br/pluginfile.php/191347/course/summary/4927446858149287-audio.ogg

Recurso Digital-Curso Sociologia Urbana



A Sequência Didática elaborada para o curso de Sociologia Urbana tem como objetivo proporcionar aos estudantes conhecimento sobre as diversas concepções das cidades, tendo como ponto de partida os conhecimentos prévios sobre o assunto de forma a desenvolver o processo de aprendizagem de forma interativa. O curso será baseado nos “Sete Princípios de Aprendizagem para desenho de ambiente de aprendizagem elaborado pela OCDE (2017). Neste sentido, será proposta o Recurso Digital a seguir: 


  • Curso: Sociologia Urbana. 


  • Profa.Dra.: Christiane Coelho 
  • Duração: 40 horas. 
  • Tema: Brasilia.
  • Turma: 40 estudantes.
  • Créditos: 4CC.


  • Objetivo da Aprendizagem: Analisar as principais temáticas abordadas nos estudos de Sociologia Urbana tendo como ponto de partida as diversas concepções de cidades e a elaboração de conhecimento didático sobre Brasília. Para tanto, serão utilizadas as ferramentas do Moodle Aprender, do Microsoft Teams, do Mentimeter para criação de nuvens de palavras sobre o assunto e o Padlet para elaboração de material infográfico.



Recurso Digital: Criação de material didático, como uma Wiki ou videoauloa elaborada pelos estudantes do curso, sobre a cidade de Brasilia. 


  • Procedimentos: O curso será desenvolvido a partir de aulas síncronas e assíncronas. A atividade proposta seguirá as seguintes etapas: 


  1. Participação dos estudantes no Fórum de Apresentação do Aprender 3. 
  2. A participação dos estudantes será mantida através da participação no Fórum de Socialização do Aprender. 
  3. Atividade introdutória permitindo a criação de uma nuvem de palavras sobre a cidade de Brasilia através da utilização do Programa Mentimeter.
  4. Pesquisa Bibliográfica e videográfica sobre Brasilia. Os estudantes da disciplina serão divididos em grupos que serão responsáveis pela distribuição da pesquisa e do material sobre a cidade. 
  5. O grupo I será responsável pela leitura e discussão dos livros: “A cidade Modernista. Uma critica de Brasilia e sua utopia”, de James Holston, e do livro Brasília 50 anos da capital à metrópole. Aldo Paviani (Org.). 
  6. O Grupo II será responsável por assistir e elaborar resumo de 3 filmes sobre Brasilia: i) "Conterrâneos Velhos de Guerra”, Vladimir de Carvalho, ii) Rock Brasilia, Vladimir de Carvalho e iii) “Capital do Brasil completa 60 anos”. Jornal da Band.
  7. Plataforma de discussão sobre as pesquisas elaboradas.
  8. Elaboração de material didático por cada grupo de estudantes. 
  9. Apresentação dos trabalhos elaborados, discussões, feedback e reelaborações.
  10. Publicação em plataformas digital do material didático produzido pelos estudantes. 




Atividade de avaliação da atividade: 


  1. Resposta a Atividade 1 no Mentimenter (10 pontos).
  2. Entrega de resumos sínteses do material pesquisado por cada grupo (30 pontos). 
  3. Elaboração de Material Didático sobre Brasilia (50 pontos).
  4. Participação nos Fóruns de discussão do curso (10 pontos). 



Referência



BAND. “Capital do Brasil completa 60 anos”. Reportagem Jornal da Band (

0DG7K2vv1kY
).


CARVALHO, Vladimir, ”Conterrâneos Velhos de Guerra”, Documentário 1991 (

iDcz3Uw21wI
)


CARVALHO, Vladimir. ”Rock Brasilia. Era de Ouro”, Documentário, 2011 (

D6lgHvqt7y8
). 


BAND. “Capital do Brasil completa 60 anos”. Reportagem Jornal da Band (

0DG7K2vv1kY
).


HOLSTON, James.  A Cidade Modernista. Uma crítica de Brasília e sua utopia. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.  


PAVINI, Aldo (Org.). Brasília 50 anos da capital à metrópole. Editora da UnB, Brasília, 2010. 


OCDE. Sete Princípios de Aprendizagem para desenho de ambiente de aprendizagem elaborado pela OCDE, 2017.


ZABALA, Antoni. “A Prática Educativa- como ensinar”. Porto Alegre: Artmed, 1985. 


Ir para curso

Ambiente de Experimentação - Turma-3 - Grupo 2

  • Professor: LAÉRCIA ABREU VASCONCELOS
  • Professor: Elizângela Amorim Lima
  • Professor: Elisangela Felix Macedo Gonçalves
  • Professor: Isabella Feques Amorim
  • Professor: Hugo Fernandes Marques Freitas
  • Professor: Juliana Franco Almeida
  • Professor: Débora Furtado Barrera
  • Professor: Jaim Jose da Silva Junior
  • Professor: Fernanda Leticia Frates Cauduro
  • Professor: Kalina Ligia de Almeida Borba
  • Professor: Dulce Maria Sucena da Rocha
  • Professor: Fernanda Rose Silva
  • Professor: Henrique Rufino De Sousa Neto
  • Professor: Kimiko Uchigasaki Pinheiro
  • Professor: Jose Vicente Rodrigues da Silva
  • Professor: Emilia Vitoria da Silva
  • Professor: Danielle Xabregas Pamplona Nogueira

Ambiente de Experimentação - Turma-3 - Grupo 3

  • Professor: Marcio Albuquerque Buson
  • Professor: Lidiane Andrade Silva Maia
  • Professor: Lorena Carneiro Albernaz
  • Professor: NATALYA CARVALHO SOUZA
  • Professor: Mauro Costa De Araújo
  • Professor: Maria de Fatima Neris Rodrigues
  • Professor: Maria de Nazaré Klautau Guimarães
  • Professor: Luiz de Oliveira Amorim
  • Professor: Lucas Dutra Souza
  • Professor: Maria Eduarda Ferreira Da Silva Bispo
  • Professor: MARIA HOSANA CONCEIÇÃO
  • Professor: Marutschka Martini Moesch
  • Professor: Marcos Paulo de Sa
  • Professor: Lays Souza Pereira
  • Professor: MARINA THOME BEZZI
  • Professor: Marina Vianna De Souza
  • Professor: Danielle Xabregas Pamplona Nogueira
  • Professor: MAKSYM ZIBEROV

Ambiente de Experimentação - Turma-3 - Grupo 4

  • Professor: Paulo Afonso Francisco de Carvalho
  • Professor: Tais Aragao De Almeida
  • Professor: Vanessa Cabral Gomes
  • Professor: Welliton Caixeta Maciel
  • Professor: Regina Coelly Fernandes Saraiva
  • Professor: Nicole Costa
  • Professor: Temízia Cristina Lopes Lessa
  • Professor: Robson de Souza Lobato
  • Professor: Suely Gadelha
  • Professor: Vagner José Santana
  • Professor: Raimundo Matias De Moura
  • Professor: Tatiany Michelle Gonçalves da Silva
  • Professor: Thais Monteiro Predebon
  • Professor: Rafael Moreira Lima
  • Professor: Silvia Regina Dos Santos Coelho
  • Professor: Ricardo Ribeiro Percilio
  • Professor: Gabriel Sergio Costa Alves
  • Professor: Danielle Xabregas Pamplona Nogueira

Recursos digitais e estratégias de aula possíveis para planejar o ensino não presencial

  • Professor: Eduardo Bessa Pereira da Silva
  • Professor: Priscila Costa Santos
  • Professor: Marcello Ferreira
  • Professor: Débora Furtado Barrera
  • Professor: Letícia Lopes Leite
  • Professor: Wilsa Maria Ramos
  • Professor: Andreia Mello Lace
  • Professor: Flavia Motoyama Narita
  • Professor: Danilo Nogueira Prata
  • Professor: Gabriel Sergio Costa Alves
  • Professor: Lívia Veleda Sousa E Melo
  • Professor: Marina Vianna De Souza
  • Professor: Danielle Xabregas Pamplona Nogueira

Recursos digitais e estratégias de aula possíveis para planejar o ensino não presencial

O curso Recursos Digitais e Estratégias de Aula Possíveis para Planejar o Ensino não presencial  será desenvolvido na modalidade a distância, com carga horária de 30h distribuídas em três semanas. 

É dirigido aos professores da Universidade de Brasília oportunizando-os:

  • a criação de recursos e estratégias de aula, com o uso das TDIC no trabalho docente;
  • o planejamento dos processos de ensino e aprendizagem mediados pelas TDIC na perspectiva da colaboração, autoria e compartilhamento de conhecimentos dos estudantes.
Seja bem-vindo e bem-vinda.

Ir para curso

Conheça os serviços do CEAD:

  • Banco de elementos gráficos
  • Cursos de capacitação
  • Ferramentas digitais
  • Palestras e oficinas

  • Baixe o moodle versão mobile

Endereço do CEAD:

Campus Darcy Ribeiro, Gleba A, 70910-900, Brasília - DF, Brasil.

Email: cead@unb.br

Telefone: (61) 3107-4297

Redes sociais do CEAD:

  • facebook.png
  • instagram.png
  • youtube.png

Copyright © 2022 Universidade de Brasília. Todos os direitos reservados. Melhor visualizado nos navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox

Você ainda não se identificou. (Acessar)
Resumo de retenção de dados
Baixar o aplicativo móvel.